09/09/2007

TAMPERE

Na manhã seguinte, após um Kebabi num pequeno restaurante, pegamos nosso equipamento no TVO e caímos na estrada com destino a Tampere, onde tocaríamos no Vastavirta ao lado dos veteranos e lendários Rattus e Massacre.

Enquanto ainda estávamos carregando o backline e de relance apreciando a paisagem de um imenso lago (ou seria rio) em frente ao pico (o qual, segundo os locais, fica totalmente congelado no inverno – o que ainda bem, não era o caso), encontramos com Jake e Tomppa do Rattus. Quem via os caras conversando tranquilamente no balcão do Vastavirta, seguramente não poderia imaginar se tratarem de verdadeiras lendas do hardcore finlandês ou sem exagero, do hardcore mundial.

Fizemos o soundcheck mediante atentos olhares de alguns já presentes e nos espantamos com qualidade do som conseguida já nos primeiros acordes.

Depois de nós, o Rattus subiu pra fazer a passagem e confesso que ficamos de queixo caído, não só pela energia, timbres, peso, mas sobretudo pela impressionante técnica e velocidade do baterista Vellu.

Ao sair pra pegar algo na van, encontramos com a galera do Massacre, que naquele momento chegava ao bar. Os caras são seguramente algumas das pessoas mais legais que já conhecemos nesses longos anos de estrada. Os caras nos trouxeram uma garrafa de uma típica vodka finlandesa e nos divertimos bastante juntos, até o momento em que os mesmos subiram no palco para abrir a noite.

O Massacre mandou um set muito bom, ainda mais solto e pesado que presenciamos no Brasil meses antes. O primeiro show da noite não poderia ser melhor e o clima no Vastavirta estava ótimo.

Apesar de nossos pedidos, o pessoal do Rattus insistiu que deveríamos fechar a noite, e, portanto, subiram ao palco e esquentaram as válvulas de seus “JCM 800” com um hardcore poderoso, preciso, bem tocado, enfim, perfeito.

Nossa vez, até meio intimidados com a potência do Rattus, fomos pro palco com a responsabilidade de dizer por que viemos de tão longe. Pra nossa surpresa (de fato imaginávamos que o público não estava lá por nossa causa) a galera aglomerou-se próxima ao palco e assim começamos o show. Naquela noite fizemos, sem dúvida, o melhor show de nossa passagem pela Finlândia, todos pareceram gostar muito e acho que realmente demos conta do recado.

Após longos momentos conversando com o pessoal das bandas, trocamos algum merchandise, demos muita risada e depois de intermináveis despedidas e exagerados elogios dos bêbados finlandeses, fomos pra casa do Jukka do Riistetyt, onde passaríamos a noite.


Lá chegando ouvimos alguma coisa de sua interminável coleção de discos, tomamos mais algumas cervejas e fomos dormir. Na manhã seguinte, após um excelente café da manhã, demos uma rodada por Tampere, fomos a algumas lojas de discos e depois de nos despedirmos de nosso amigo Jukka, retornamos a Turku onde pegaríamos o Ferry Boat para a Suécia.
___________________________
Legenda das Fotos:
(1) Fábio (roadie), Marcos, Arthur, Yaiza, Erick, Basti e Pedro
(2) Rattus
(3) Massacre, Agrotóxico, Jukka e a vodka.
(4)Agrotóxico
(5) Rattus, Massacre, Agrotóxico e amigos no camarim do Vastavirta
(6) Fábio, Arthur, Jef e Jukka tomando a saidera no apto. do Jukka.

Nenhum comentário: